23 de dez de 2009

OFFSET

Eu acompanho um Blog sobre Auto Cad e encontrei esta dica ótima sobre OFFSET. Resolvi posta-la na integra para dar crédito a quem a criou. No final vocês encontrarão o altor e o Blog de Origem.

"Tem a certeza de que sabe realmente utilizar o OFFSET?Se já utiliza o AutoCAD há algum tempo, não há dúvida de que já conhece o comando OFFSET. Neste caso, é certamente um dos seus comandos favoritos. O comando OFFSET é um exemplo perfeito de algo que tenho visto inúmeras vezes. Quase poderia ser uma metáfora da maioria dos nossos conhecimentos de AutoCAD. Diga-me se partilha este sentimento. Aqui vamos nós...



Você aprende a fazer algo de novo no AutoCAD. Por exemplo, um comando novo, uma técnica nova ou um atalho. Está entusiasmado e começa imediatamente a utilizá-lo. Neste caso, o comando OFFSET. E percebe logo como difere do comando Copy e começa a tirar paralelas a objectos para a esquerda e para a direita. Depois, coloca-o no seu menu favorito e prossegue.


Na maioria das vezes, não compreendemos o verdadeiro potencial do comando e todas as opções. Durante anos, tirava paralelas de objectos e depois apagava o original. Quando precisava de o fazer várias vezes, continuava a escolher o último objecto que tinha acabado de criar e fazia a paralela novamente. Quantas vezes criou uma paralela de um objecto e depois seleccionou-o e mudou-o de layer?


Se se encaixa nalgum dos cenários acima, prepare-se para abrir a sua mente. Existem várias opções no comando OFFSET que melhoram muito o seu poder e utilidade.


Quando executa o comando OFFSETé-lhe solicitado o seguinte:


Specify offset distance or [Through/Erase/Layer]






O que talvez ainda não tenha notado é que o texto por cima da actual é:




Current settings: Erase source=No Layer=Source OFFSETGAPTYPE=0




De facto, pode não ler nada na linha de comando e escrever apenas a distância de offset ou indica-la no ecrã. Vamos ver cada opção para conhecer todo o potencial.


Primeiro, uma dica extra sobre a leitura da mensagem de comando. No final da mensagem está . O que quer que esteja escrito entre os sinais < > é a acção por omissão (a acção que o AutoCAD executa se premir a tecla Enter). A(s) letra(s) maiúscula(s) nas palavras da lista de opções, independentemente se é a primeira, é a letra de atalho para executar a opção. Neste caso, "T" = Through, “E”= Erase e "L" = Layer (não precisa de escrever em maiúscula para seleccionar uma opção). É por isso que alguns comandos têm outra letra em maiúscula sem ser a primeira e, por vezes, têm várias letras em maiúsculas.


Muito bem, voltemos ao comando Offset. Quando executa o comando, sem seleccionar opções, pode simplesmente escolher os dois pontos para servir de distância (ou escrever a distância) e, em seguida, pede-lhe que escolha o objecto para criar a paralela. Se escrever a opção "t", pedirá para seleccionar primeiro um objecto e, em seguida, pedir-lhe-á para "specify through point", o que significa escolher o ponto pelo qual o novo objecto irá passar.


Se escrever "e" depois de executar o comando OFFSET, obtém uma mensagem que diz:


Erase source object after offsetting? [Yes/No]


A definição que é apresentada é a actual, se nunca mexeu nela é No (Não). Mas se escrever "Y", voltará para a mensagem para escrever ou seleccionar a distância e o objecto. Qualquer que seja o objecto que escolher, será apagado, e ficará apenas com o novo objecto. É importante notar que este "erase mode" permanecerá em vigor até o alterar.


Se escrever "L" após executar o comando OFFSET, receberá uma mensagem que diz:


Enter layer option for offset objects [Current / Source]


A definição que é apresentada é a actual, se nunca mexeu nela é Source (Fonte), o que significa que o novo objecto irá estar na mesma layer que o objecto original. Se mudar para "Current", todos os objectos irão ser criados na layer activa (por isso, certifique-se de que define a layer desejada primeiro).


O último item da linha de comando acima da mensagem OFFSET é a configuração actual para a variável de sistema OFFSETGAPTYPE. Esta variável tem 3 definições para controlar o que acontece com as potenciais aberturas entre segmentos de recta que eram concorrentes quando faz offset a Polylines fechadas. As definições são as seguintes:


0 - As aberturas são preenchidas através do extensão dos segmentos de recta que compõe a polilinha.


1 - Preenche as aberturas com arcos de circunferência de raio igual à distância da paralela.


2 - Preenche as aberturas com segmentos de recta com distância perpendicular a cada chanfradura igual à distância da paralela.


Como??? Uma imagem vale por mil palavras (ou, pelo menos, por 47 palavras, neste caso). Portanto, isto deve ajudar:



Aqui está - muito melhor, não acha?


Após escolher o objecto para utilizar no comando offset, a mensagem muda para:


Specify point on side to offset or [Exit/Multiple/Undo]


A opção predefinida é para sair (Exit) do comando OFFSET caso prima Enter. Se escolher um ponto, irá fazer criar a paralela do objecto seleccionado, mas, se escrever "U" para "Undo", o objecto anterior a que fez offset será anulado. Ao escolher "Undo" no comando offset irá apenas anular o último objecto com offset, mas se escolher "Undo" após concluir o comando OFFSET e voltar para o pronto "Command:", irá perder TODOS os offsets que realizou durante a sua última operação OFFSET.


A última opção é a letra "M" para "Multiple". Esta opção é fantástica! Por alguma razão, eu não a utilizei (nem sabia que existia) durante anos. De facto, ensinou-me a ler a linha de comando. Se seleccionar a opção "Multiple", poderá escolher quantas vezes quiser o lado do offset e o AutoCAD irá utilizar a mesma distância e outras definições prévias. Assim, poderá tirar rapidamente quantas paralelas quiser. Espectacular!


Espero que tenha aprendido algo de novo sobre este comando."

Copiado do Blog: http://www.autocad2010.com/ - Dicas do Mike.

Um comentário: