15/07/2010

Como converter um desenho do Cad para o Word ou PDF.

Alguma vez você já teve que enviar um desenho em arquivo para alguém que não tinha Auto Cad?
Se ainda não sabe como, abaixo ensinamos duas maneiras. A primeira, exportando o desenho para o Word como figura. E a segunda, convertendo-o para PDF.

Vamos ao passo a passo.

Exportando o desenho para o Word como figura
No Cad, use o comando WMFOUT

Vai aparecer a janela Creat WMF file.



Coloque o nome que você deseja dar ao desenho e salve. O Auto Cad irá salvar um arquivo tipo .WMF






No word, use o comando inserir arquivo e insira o arquivo que você criou. E pronto!








Mas temos uma obs. a fazer...


O desenho pode aparecer pequeno. Mas é só usar os comandos tradicionais do Word para formatação de imagem e "arrumar" o seu desenho na folha conforme a sua necessidade.
Convertendo um desenho do Cad em PDF.


Primeiramente você vai precisar instalar em seu computador um aplicativo que converterá seu desenho para PDF. Existem vários, escolha o que mais se adequa a sua necessidade, usarei o CutePDF.
"Ele cria uma espécie de impressora virtual em seu computador, de modo que você possa selecioná-lo para gerar um novo arquivo, ao invés de imprimi-lo. Portanto, não assuste-se ao se deparar com uma nova "impressora" chamada CutePDF Writer após a instalação do software."

Após instalado, vamos ao desenho.
1- Abra o arquivo que contém o seu desenho, solicite a impressão do documeto e, no local da impressora, selecione "CutePDF Wrinter"
2-Prossiga Normalmente*... e conclua (ok).

*é umportantíssimo que você selecione a área de impressão (Plot area>What to plot>Window)







3-Quando você concluir a impressão, em vez de imprimir, o programa irá abrir outra janela para que se defina o nome do arquivo de PDF a ser criado e o local que você quer sauva-lo. Pronto.










Agora é só visualiza-lo.









Comparando:

Na primeira forma (transportando para o Word), o desenho vai do jeito que está na tela do CAD. é como se fizéssemos um "PrtScr". Já utilizando a conversão para PDF, temos um arquivo mais seguro, que não pode ser alterado e podemos escolher as características que o mesmo terá antes de converte-lo. Através da janela de impressão pode-se deixar o desenho em escala de cinza, monocromático, escolher se ficará em A4, A3, etc.



Bom trabalho.

2 comentários:

  1. Boa tarde, preciso traduzir vários documentos originalmente criados em autocad. O cliente está me enviando tudo em PDF. Poderia me dizer se há uma forma de converter do autocad direto para arquivo editável em word? É apenas para tradução... Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem o arquivo em CAD, pode selecionar o texto e dar o camando de Edição. Quando a janela se abrir, você copia-o e cola no WORD. Não selecione tudo, a tabela inteira por exemplo, sómente o texto e copie-o através da janela de edição pois assim ele irá como texto para o WORD ou EXCCEL em vez de ir como imagem. Por enquanto só me lembro desta possibilidade, vou pesquisar mais e posto no Blog.

      Excluir