15 de jul. de 2010

Como converter um desenho do Cad para o Word ou PDF.

Alguma vez você já teve que enviar um desenho em arquivo para alguém que não tinha Auto Cad?
Se ainda não sabe como, abaixo ensinamos duas maneiras. A primeira, exportando o desenho para o Word como figura. E a segunda, convertendo-o para PDF.

Vamos ao passo a passo.

Exportando o desenho para o Word como figura
No Cad, use o comando WMFOUT

Vai aparecer a janela Creat WMF file.



Coloque o nome que você deseja dar ao desenho e salve. O Auto Cad irá salvar um arquivo tipo .WMF






No word, use o comando inserir arquivo e insira o arquivo que você criou. E pronto!








Mas temos uma obs. a fazer...


O desenho pode aparecer pequeno. Mas é só usar os comandos tradicionais do Word para formatação de imagem e "arrumar" o seu desenho na folha conforme a sua necessidade.
Convertendo um desenho do Cad em PDF.


Primeiramente você vai precisar instalar em seu computador um aplicativo que converterá seu desenho para PDF. Existem vários, escolha o que mais se adequa a sua necessidade, usarei o CutePDF.
"Ele cria uma espécie de impressora virtual em seu computador, de modo que você possa selecioná-lo para gerar um novo arquivo, ao invés de imprimi-lo. Portanto, não assuste-se ao se deparar com uma nova "impressora" chamada CutePDF Writer após a instalação do software."

Após instalado, vamos ao desenho.
1- Abra o arquivo que contém o seu desenho, solicite a impressão do documeto e, no local da impressora, selecione "CutePDF Wrinter"
2-Prossiga Normalmente*... e conclua (ok).

*é umportantíssimo que você selecione a área de impressão (Plot area>What to plot>Window)







3-Quando você concluir a impressão, em vez de imprimir, o programa irá abrir outra janela para que se defina o nome do arquivo de PDF a ser criado e o local que você quer sauva-lo. Pronto.










Agora é só visualiza-lo.









Comparando:

Na primeira forma (transportando para o Word), o desenho vai do jeito que está na tela do CAD. é como se fizéssemos um "PrtScr". Já utilizando a conversão para PDF, temos um arquivo mais seguro, que não pode ser alterado e podemos escolher as características que o mesmo terá antes de converte-lo. Através da janela de impressão pode-se deixar o desenho em escala de cinza, monocromático, escolher se ficará em A4, A3, etc.



Bom trabalho.

6 comentários:

  1. Boa tarde, preciso traduzir vários documentos originalmente criados em autocad. O cliente está me enviando tudo em PDF. Poderia me dizer se há uma forma de converter do autocad direto para arquivo editável em word? É apenas para tradução... Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem o arquivo em CAD, pode selecionar o texto e dar o camando de Edição. Quando a janela se abrir, você copia-o e cola no WORD. Não selecione tudo, a tabela inteira por exemplo, sómente o texto e copie-o através da janela de edição pois assim ele irá como texto para o WORD ou EXCCEL em vez de ir como imagem. Por enquanto só me lembro desta possibilidade, vou pesquisar mais e posto no Blog.

      Excluir
  2. Muito Bom....Seguindo a segunda sugestão "em PDF" preferi salvar meu desenho como imagem selecionando a impressora (publish to web JPG.pc3) e daí por diante continuei seguindo os passos da postagem.
    Pronto, tenho meu desenho em do Cad em formato de imagem.

    ResponderExcluir
  3. Preciso colocar um desenho de AutoCad em pdf/xa, q é o usado para impressoras de gráficas, veja bem, em pdf/xa.
    Muito grato.

    ResponderExcluir
  4. Como posso eu abrir um ficheiro .cad no programa autocad

    ResponderExcluir
  5. Olá Antonio, Segundo o site da AutoDesk O AutoCAD não consegue abrir arquivos do QuickCAD (que gera o .CAD). O desenho precisa ser salvo no DWG formato a partir do QuickCAD. Para fazer isso, escolha "Salvar como" no menu Arquivo no QuickCAD e escolha "Desenho do AutoCAD 2007 (* .DWG)" (ou um formato antigo, se necessário). O formato DWG 2007 é o mais novo que o QuickCAD pode salvar. O AutoCAD 2007 e posteriores poderão abrir esse formato de arquivo.

    Fonte: (https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/autocad/learn-explore/caas/sfdcarticles/sfdcarticles/PTB/How-to-open-QuickCAD-cad-files-in-AutoCAD.html)

    ResponderExcluir